TERAPIAS

Nossa Abordagem Terapêutica

Acreditamos em um processo terapêutico humanizado e naturalístico, que vai além das salas de terapia. Nosso trabalho interdisciplinar é focado no desenvolvimento integral dos nossos assistidos.
Investimos em modelos de unidade que promovem a exploração ao ar livre, atividades físicas, interação social e a estimulação de diversas atividades cotidianas.
Nosso objetivo é proporcionar um ambiente que favoreça o crescimento e o bem-estar de cada indivíduo.

Musicoterapia

A Musicoterapia é um método terapêutico que utiliza elementos da música, instrumentos e experiências musicais com o propósito de promover, prevenir ou reabilitar a saúde. Esta forma de terapia visa estimular a atenção, concentração, interação social, desenvolvimento de novas habilidades, comportamento social e comunicação, entre outros benefícios.

Psicopedagogia

A Psicopedagogia se dedica ao estudo e intervenção nas dificuldades de aprendizagem. O Psicopedagogo é o profissional que investiga as causas que afetam o aprendizado e busca soluções para superar essas dificuldades por meio de métodos de ensino, em um plano de intervenção psicopedagógica personalizado.

Terapia Ocupacional aVD
(Atividades de Vida Diária)

A terapia ocupacional se concentra no estudo da atividade humana, utilizando-a como recurso terapêutico para promover qualidade de vida, autonomia e independência nas atividades diárias, trabalho e lazer. Uma das áreas de abordagem da Terapia Ocupacional é a integração sensorial, que ajuda o indivíduo a organizar e dar uma melhor resposta frente aos estímulos e às sensações do corpo ao ambiente. Seu objetivo é facilitar o processamento completo, organização e interpretação de estímulos, promovendo respostas adaptativas.

Terapia Cognitiva
Comportamental (TCC)

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) visa compreender como as pessoas se sentem e se comportam diante dos eventos da vida. Ela explora os aspectos cognitivos que podem contribuir para transtornos emocionais e comportamentais, ajudando os indivíduos a lidar com suas emoções. Na psicoterapia infantil, essa abordagem é adaptada para as crianças, auxiliando-as na identificação e elaboração de emoções e sentimentos. O objetivo é promover a regulação emocional e ajudar as crianças a enfrentarem suas dificuldades e desafios de forma eficaz.

Fonoaudiologia

A fonoaudiologia compreende o estudo da fonação e audição. No Instituto do Autismo, nossos profissionais realizam avaliação, diagnóstico, orientação, prevenção e reabilitação de distúrbios que impactam a comunicação, abrangendo linguagem escrita, oral, alternativa, além das funções de respiração, articulação, mastigação e deglutição.

Nutrição

No Instituto do Autismo, a nutrição visa melhorar a rotina alimentar dos assistidos, promovendo hábitos saudáveis durante as refeições. Além disso, nosso trabalho inclui a prevenção, avaliação, acompanhamento e reabilitação de distúrbios alimentares, incluindo alimentação seletiva.

Psicomotricidade
relacional e funcional

A psicomotricidade é a ciência que estuda o ser humano através do seu corpo em movimento, considerando tanto o mundo interno quanto o externo. No Instituto do Autismo, adotamos uma abordagem relacional e funcional. Na abordagem relacional, buscamos que o assistido estabeleça conexões significativas com tudo ao seu redor, incluindo materiais, obstáculos e as pessoas que o cercam. Na abordagem funcional, nosso objetivo é promover o desenvolvimento psicomotor da criança de acordo com suas necessidades individuais. Isso inclui o aprimoramento de habilidades motoras fundamentais como sentar, levantar, correr, saltar, puxar e empurrar, permitindo-lhes expressar-se plenamente através desses movimentos.

Análise do comportamento
aplicada (aba)

A ciência ABA é amplamente reconhecida por sua eficácia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Através de avaliações individualizadas, a terapia visa desenvolver habilidades sociais, comunicativas, emocionais e de atenção. O objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida e maior independência para a criança.
Os terapeutas ABA utilizam estratégias como o reforço positivo para incentivar comportamentos desejáveis e reduzir comportamentos desafiadores. Cada plano de tratamento é personalizado, levando em consideração as necessidades e preferências da criança e da família. As sessões podem ocorrer em diversos ambientes, como na clínica, ambientes externos, escolas e residências, garantindo uma abordagem abrangente e holística.

Fisioterapia

A fisioterapia desempenha um papel crucial no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta modalidade terapêutica utiliza o Conceito Neuroevolutivo Bobath para avaliar e nortear a intervenção fisioterapêutica visando melhorar a percepção, fortalecimento muscular, ativação de grupos musculares específicos, atuando na marcha na ponta dos pés e nas hipotonias, promovendo uma melhor qualidade de vida, independência e funcionalidade das crianças. Os fisioterapeutas atuam em abordagem multidisciplinar, trabalhando em conjunto com outros profissionais de saúde, como fonoaudiólogos, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais, para fornecer um suporte abrangente e personalizado. As intervenções são adaptadas às necessidades individuais de cada criança, garantindo um tratamento eficaz e humanizado.

Integração Sensorial

A integração sensorial de Aires é uma abordagem utilizada pelos terapeutas ocupacionais para tratar crianças com déficit de aprendizagem e/ou modulação do processamento sensorial. Os Terapeutas ocupacionais desempenham um papel crucial na avaliação e tratamento com técnicas especializadas para ajudar as crianças a processar e responder aos estímulos de maneira mais eficaz e pode incluir atividades sensoriais estruturadas, brincadeiras que estimulam diferentes sentidos e estratégias para melhorar a regulação emocional e comportamental.

Equoterapia

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos para estimular o desenvolvimento físico, mental e emocional.
Através dos movimentos rítmicos e tridimensionais do cavalo, a equoterapia promove melhorias significativas na mobilidade, equilíbrio, lateralidade, fortalecimento muscular e interação social. As sessões são conduzidas por profissionais especializados, como fisioterapeutas, psicomotricistas e fonoaudiólogos, garantindo um acompanhamento seguro e eficaz.

Pular para o conteúdo